INTRODUÇÃO AO DESIGN
   
   
 
 
 
 
 
 
 
 
   
CORES I

Claro que o estudo das cores é matéria para muita profundidade mas algumas coisas básicas devem ser logo conhecidas. Ouvimos falar muito sobre cores primárias, secundárias e terciárias. O que vem a ser isso? É fácil definir e compreender, pelo menos teoricamente.

Cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas a partir da mistura de outras cores. São as cores básicas, a partir das quais, todas as demais são obtidas. As cores primárias são o vermelho, o azul e o amarelo. Se quiser fazer esse teste é simples, pegue os seu lápis de cor e faça em um papel branco um desenho como está abaixo, colocando em um círculo as três cores primárias dispostas proporcionalmente no círculo.

Cores secundárias são aquelas originadas pela mistura de duas cores primárias. Misture azul com amarelo e obterá o verde. Misture amarelo com vermelho e obterá o laranja. A mistura do azul com o vermelho resulta no violeta. Acrescente essas três cores no seu círculo, como na figura abaixo

Cores terciárias são as cores que se consegue misturando uma cor primária com uma cor secundária. Por exemplo: o amarelo alaranjado se consegue misturando o amarelo (cor primária) com o laranja (cor secundária). Misturando-se o vermelho (cor primária) com o laranja (cor secundária), chega-se ao vermelho alaranjado. Você pode completar essas cores no seu círculo também. Lembre-se que esses nomes não são científicos e podem variar de acordo com o fabricante das tintas.

O resultado desse teste se chama disco cromático, ou círculo cromático, Se você traçarmos agora uma linha vertical dividindo o amarelo e o violeta, poderemos perceber que do lado esquerdo as cores são vivas e marcantes. São as chamadas cores quentes. Já do lado esquerdo, as cores transmitem mais tranqüilidade e calma. São as chamadas cores frias.

E para que serve isso? Esses conceitos podem ser importantes na escolha de cores, de acordo com o que o artista, no caso, você, esteja tentando obter como efeito. Claro que, se a sua pintura é realista, você não pode trocar a cor do morango vermelho por verde, para transmitir calma mas, pode carregar uma quantidade maior de folhas. E pode ser que a sua pintura não represente a realidade. Nesse caso você tem mais liberdade para usar as cores, já que não está sofrendo a limitação de retratar a realidade.

É importante saber ainda que podemos ir construindo um círculo com vários níveis de detalhamento, fazendo misturas para obter variações mais sutis. No primeiro círculo tinhamos unicamente 3 cores. No segundo, passou a ter o dobro disso e depois o dobro do dobro. Podemos  prosseguir da mesma forma até o limite que desejarmos ou conseguirmos.

Cores complementares: são aquelas que estão em oposição no círculo cromático. Uma cor primária sempre tem uma cor secundária como complementar. A cor complementar do azul (cor primária) é o laranja (cor secundária). Isso pode ser útil na pintura de sombras e na relação frente e fundo.

Cores análogas: são as que estão lado a lado no círculo cromático.

O círculo cromático serve para nos orientar na mistura e escolha de cores. Devemos lembrar, porem, que não está lidando com um instrumento científico. A sensibilidade vale mais do que qualquer coisa que esteja sendo dita aqui.

Sistema de cor: relação de posição onde a cor pode ser lida, já que ela tem significado. Cor: matéria, luz e pigmento.

Conceitos de misturas:

  • aditiva (luz): branco, verde, laranja, violeta (azul)
  • partitiva (matéria): grãos.
  • subtrativa (pigmento): pigmento opaco

Na tabela de cores encontramos os seguintes itens: eixo matiz, zona de saturação, zona de escurecimento, subdivididos em cromáticos e acromáticos.

Veremos os contrastes existentes, ressaltando que a intenção é perceber os estados para que possamos comparar as cores.

A cor é superfície, não importa a forma.

Contraste da cor em si – a cor percebendo ela mesma.
Máximo contraste – amarelo, magenta e azul (pólos)
Médio contraste – laranja, roxo e verde (mistura duas a duas)
Mínimo contraste – mistura três a três

O branco e o preto nessas combinações podem reforçar ou anular a cor.

Contraste Claro e Escuro
Branco como presença de luz e preto como ausência de luz.
Serve para observarmos como a forma e a cor se comportam de acordo com a posição no espaço e incidência de luz.

Contraste Complementar
Máximo contraste da cor está entre os pares formados de cores primárias e sua correspondente complementar. Somando cada par as cores anulam-se.

Contraste Simultâneo
As cores sofrem influência de uma cor neutra que acaba se comportando de acordo com a cor da moldura.

Contraste quente-frio
As cores adquirem temperatura de acordo com a relação que se faz com as outras cores da composição. Quando compomos com o mesmo valor tonal a imagem não forma planos, imagem bidimensional.

Contraste de Qualidade
È quando priorizamos uma cor com foco de qualidade total e os outros elementos da composição ficam como complemento.

Contraste de Quantidade
Composição formada pelo equilíbrio dos valores tonais das cores. Quanto mais luz, menos espaço ocupa. Quanto menos luz, mais espaço ocupa.

Cores Hexadecimais

As cores hexadecimais derivam da matemática do mesmo nome. O código é derivado de uma base de cálculo nove.

RGB – 0 a 255
CMYK – 0 a 100

A calculadora converte as cores em RGB para hexadecimal.
A cor do pixel é formada por três cores de luz projetadas que se misturam opticamente.

RGB – aditiva: a soma de várias cores = branco
CMYK – subtrativa: a soma de várias cores = preto

Existem 216 cores protegidas pelos navegadores, sendo seis valores para cada cor do pixel: 6x6x6.

Abaixo está uma tabela de cores com seus respectivos códigos para serem aplicado no HTML

Cor

Nome

Código

 

Black

#000000

 

Brown

#800000

 

Green

#008000

 

Olive

#808000

 

Navy

#000080

 

Purple

#800080

 

Teal

#008080

 

Gray

#808080

 

Red

#FF0000

   

#FF8000

   

#FF0080

   

#FF8080

 

Lime

#00FF00

   

#80FF00

   

#00FF80

   

#80FF80

 

Blue

#0000FF

   

#8000FF

   

#0080FF

   

#8080FF

 

Yellow

#FFFF00

   

#FFFF80

 

Magenta

#FF00FF

   

#FF80FF

 

Cyan

#00FFFF

 

Aqua

#80FFFF

 

White

#FFFFFF

 

 

Baseado no material do professor de Design da Universidade Anhembi Morumbi - Andrej Grujic